segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O dono da história

Maria Carolina Medeiros

Não é que eu acredite que a virada do ano muda tudo. Não sou defensora de que em 2010 a vida vai ser completamente diferente, só porque mudou o ano. Fazer promessas de ano novo é mais ou menos como querer emagrecer, mas deixar pra começar a dieta sempre na segunda-feira que vem. Ou como esperar o início do mês seguinte para entrar numa academia (quando hoje é dia 3, por exemplo).

Mas não vou negar que a mudança de ano me motiva. Eu podia decidir mudar algumas coisas de um dia pro outro, ninguém precisa agüentar até o ano seguinte. Mas o clima de um novo ano tão próximo acaba nos envolvendo e estimulando a definição do que queremos fazer diferente desta vez.

Claro que o dia pode ser diferente amanhã, ou hoje mesmo; virada de ano não é pré-requisito para nada. Mas como a chegada de 2010 está aí na porta, por que não aproveitar a motivação que vem junto com ela para começar o que prometemos fazer o ano todo?!

Não é preciso estabelecer metas grandiosas, que quase sempre não serão cumpridas. Comece com pequenos passos, como tentar ser mais gentil e cuidar mais de você. Morar sozinho, trocar de emprego, mudar o visual são promessas comuns nesta época do ano. Mas as mudanças mais importantes são quase sempre invisíveis. São as mudanças internas.

Passei o finzinho de 2008 e o começo de 2009 em Paris. A mudança de ares, o frio em vez do verão carioca, a neve, tudo foi diferente. Mas o mais significativo foi o tempo que passei sozinha, muito bem acompanhada de mim mesma. Mudanças aconteceram ali. Não sei foi a proximidade de 2009, o novo ano que chegava, que ditou a mudança. Estou mais para acreditar que a mudança deve ser atribuída a mim, sem falsa modéstia. Ali, sozinha, tornei-me a dona da situação. A dona da minha história.

Algumas crianças são plenamente donas da sua história desde que nasceram. Alguns adultos ainda não escreveram nem a primeira linha. São aqueles que empurram a vida com a barriga, nunca fazem as próprias escolhas e não vivem, apenas existem.

Como nunca é tarde para começar, esses são meus votos para 2010. Aproveite o ensejo e faça o mesmo. Escreva a sua própria história. E nem precisa ir a Paris, embora não seja má ideia. Aja, escute, aquiete, aprenda. Misture realidade e ficção. Faça do jeito que bem entender, afinal, a história é sua. Você vai descobrir que a graça está exatamente em contá-la do jeito que você quiser.


11 comentários:

Mauricio Farias disse...

Em 2009 conheci seu blog e vou acompanhar sempre. Embora não te conheça pessoalmente, dá pra te conhecer e admirar pelo que você escreve. Parabéns e continue nos presenteando assim em 2010.

Fernando Alvite disse...

Feliz Natal e um 2010 de muito $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ucesso.

Abs, Fernando

Aruanã Bento disse...

muito legal o texto. simples e sincero. Segurarei meus sonhos com as unhas até chegar 2010. Depois solto eles e vejo quem vai voar...rs..acho que funciona...

bjos moça

Aidê Gentil disse...

Oi Carolzinha, é um grande prazer ter uma prima maravilhosa, linda, inteligente e competente como vc, desejo a vc e sua linda família um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO, beijinhos da prima que te ama e admira

Talita Alves disse...

Carol, minha querida!!
Muito legal o seu texto!!!
Adorei!!!
Desejo um ótimo natal pra vc e um feliz 2010!!!
Um beijão!
Talita

Maria Augusta Baratta disse...

Carol adorei o texto!!!

Tudo de bom pra você e pra sua familia!!

Beijos

Unknown disse...

Carol,
Você é e sempre será aquela garota que nos recebe com um sorriso no rosto; pois faça esse o seu lema de vida, mesmo quando estiver descobrindo o mundo, a vida fica mais leve. Adorei te conhecer, sempre muito solícita, muito meiga, e não se esqueça seja sempre Carol.
Um beijo bem apertado,
Helena (Vig do Peso)

Unknown disse...

Carol, acabei de acodar e ler uma msg dessa é como um empurrão a mais nessa época que realmente sonhamos e desejamos mudanças. ATITUDE! Esse será meu lema em 2010! Parabéns e obrigada pela inspiração!
BJs lindona

Raphael disse...

Depois de um ano maravilhoso, em 2010 tem mais!!!!
Mais històrias, mais viagens, mais textos e o LIVRO VINHO COM BATATA!!!!
Feliz 2010!
Te amo!
Raphael LEta

Maria Inês disse...

Oi, Carol!!!
Como sempre, adorei!
Sou sua fã!
Desejo mais um ano de muita história.
bjs

Ana Teresa disse...

Queridissima, lindo texto, e um 2010 abençoado...