sexta-feira, 3 de abril de 2009

Você se basta?

03.04.09 - por Carol Medeiros


Minhas amizades com homens sempre foram essenciais na minha vida. De cara, já tem a vantagem de ter ficado um pouco mais difícil me enrolar do que fazê-lo com a média da população feminina, que cai em qualquer lábia. Não é questão de ser malandra, mas em geral o cara só me leva no papo se eu quiser. Lógico que toda regra tem exceção e eu também já quebrei a cara, mas costumo me beneficiar da convivência com espécimes da ala masculina aprendendo muito (esse tipo de amizade tem inúmeras outras vantagens que vou enumerar num próximo texto).

Canso de ouvir mulheres reclamarem que os homens não querem nada sério, que nunca ligam no dia seguinte, que preferem quantidade à qualidade. A convivência com um irmão mais velho e com amigos homens me permitiu acessar a versão masculina dos fatos. E percebo que não são apenas as mulheres que reclamam que “não se encontra ninguém pra namorar”. Tenho amigos que vivem na farra porque estão solteiros, mas que no fundo gostariam de encontrar alguém legal. E não, eles não são nerds, esquisitos ou qualquer coisa que ajude a manter as mulheres a uma distância de segurança. Estou falando de caras bacanas, bonitos, inteligentes, bom papo... desses por quem a gente normalmente se interessa. E de fato, a mulherada se interessa por eles, mas é comum o rolo não ir além de uma noite.

Isso pode chocar algumas pessoas desesperadas para namorar, mas a verdade é que para os homens também é difícil encontrar alguém bacana. Eles reclamam disso tanto quanto nós. Não estou falando de mulheres que DESEJEM namorar, e sim de pessoas que despertem esse interesse em outros seres. Claro que tudo é relativo e uma pessoa que seja interessante para um pode não o ser para outro, mas se tem tanta gente querendo namorar, por que algumas pessoas que tanto desejam engatar uma relação continuam solteiras, enquanto outras que não têm essa preocupação encontram alguém “compatível”?

Não é coincidência, nem conspiração do universo, tampouco tem a ver com ser atributos tangíveis. Quem quer muito encontrar um namorado ou namorada (o que é diferente de estar com alguém de quem se goste e querer namorá-lo), normalmente precisa disso para tapar algum buraco (adoro essa expressão, porque a vida é mesmo cheia de gaps). Alguns são extremamente inseguros e precisam estar com alguém para se considerar felizes, não sabem ficar sozinhos. Enfim, alguém que não está bem consigo mesmo e pode nem ter consciência disso.

Aí não entende porque só atrai gente doida ou que não presta. E quando conhece alguém bacana, cria tantas expectativas em relação ao outro que se esquece de cuidar de si e do seu bem-estar... e depois também não entende porque o sujeito (a) pula fora. O que acontece em seguida é a revolta contra o mundo, que a essa altura virou um lugar injusto, onde ninguém é de ninguém e todo mundo só quer sacanear. Neste momento surgem dezenas de teorias de conspiração contra você e sua felicidade e os homens viram seres do outro mundo que, na sua concepção, nunca querem nada sério. E quem disse que é o outro, seja ele homem ou mulher, que tem que decidir? O poder de decisão deveria estar com cada um!

Sei que é um super clichê, mas constatei por experiência própria que para estar com alguém com sanidade mental em dia (porque existe quem se alimente de relações destrutivas, e aí o papo já é outro) é necessário não PRECISAR daquela pessoa/da relação. Vou parodiar minha amiga Paty para dizer o que todo mundo já devia saber: felicidade é saber que você se basta. Se, e somente se depois disso encontrar quem queira entrar na sua vida para somar, aí sim, aposte. É (quase) certeza de multiplicação.

2 comentários:

Paty - VLDC disse...

Amiga lindaaaaaaa!! Ameiii...nossas terapias nos almocinhos nos fazem bem, nee???? Uhauhuahuhauha
Com certeza muitas meninas vao pensar nisso que vcescreveu...e que tanto conversamos e acordamos...sao tannntas historias, nee??? Enfim...desejo mesmo que todas as pessoas que leiam seu texto realmente reflitam sobre que a Felicidade e saber que voce se basta!
Um beijo enormeee
Paty

Elô disse...

Concordo em gênero, número e grau! Certíssima!